Escultor pretende criar um suporte para corais marinhos na região de Cancún
BBC Brasil | 10/09/2010
Um exército de figuras humanas vai deixar a praia em Cancún, no México, para ser submerso. As esculturas de Jason DeCaires Taylor vão ajudar na recuperação das barreiras de corais
* As esculturas são feitas de cimento. Com sua obra, DeCaires tenta unir a arte e o meio ambiente
* As obras são inspiradas em pessoas reais, na maioria mexicanos comuns
* A intervenção tenta representar a responsabilidade de todos sobre os danos ambientais
* A composição química e o acabamento em cimento das esculturas promove a colonização da vida marinha
* As primeiras peças deste museu submarino foram submersas em 2009
* DeCaires quer ressaltar que apesar de nos cercarmos de edifícios, não podemos esquecer o quanto dependemos da natureza
* Um total de 400 figuras pesando mais de 120 toneladas será submersa nas próximas semanas
* Os modelos vivos usados por DeCaires vão desde uma freira de 85 anos até um menino de 3 anos
* O projeto pretende convidar outros artistas para contribuir para o museu submarino
Ao colocar suas peças no fundo do mar, o escultor perde o controle sobre elas, que passam a ficar à mercê da natureza. A colonização da vida marinha deve mudar constantemente sua aparência e cores. Figuras que já foram submersas têm atraído a atenção do público, que mergulha para ver as estátuas.
Filho de pai inglês e mãe guianense, crescido na Ásia e na Europa, DeCaires passou a vida em contato com o mar e chegou a ser instrutor de mergulho. Formado em artes e especializado em esculturas em pedras, o artista foi o primeiro a fazer instalações submarinas, ganhando fama com o primeiro parque de esculturas submerso do mundo em 2006, em Granada, Caribe.
Com sua obra, ele tenta unir a arte ao meio-ambiente e ressaltar que, apesar de vivermos cercados por edifícios, não podemos negar nossa dependência da natureza.
Até o fim deste ano, DeCaires pretende dar início à última fase do projeto, que consiste em convidar outros artistas plásticos para contribuir para o Museu Subaquático de Arte.